Imagem capa - Lua de Mel | Gramado-RS por Alex Soares
CasamentoNotícias

Lua de Mel | Gramado-RS


Quando os casais imaginam sua Lua de Mel, é esperado  que desejem destinos estrangeiros, como as românticas cidades da  Europa, mas nem sempre as férias coincidem com a data do casamento (foi  assim comigo, em função do trabalho, só fiz minha lua-de-mel na Provence  quase um ano depois de casar…). Mas impossível deixar passar em branco,  né! Nestes casos, fazer uma viagem mais curta logo depois do grande dia  é fundamental. E dentro do Brasil, uma das opções que com certeza são  dignos de deixar deliciosas lembranças a dois está a Lua de Mel em Gramado.

Localizada na Serra Gaúcha, (RS), a cerca de 100 km de Porto Alegre, a cidadezinha parece saída de um conto de fadas. Colonizada por italianos e alemães, o estilo rústico e charmoso da arquitetura dos dois países está muito presente tanto nas casas residenciais como nas lojas e a sensação é a de que você foi transportado para uma pequena cidade alemã. Para quem adora esse estilo, Gramado é um lindo lugar para desfrutar – especialmente a dois. Ao andar pela cidade, o que mais vemos são casais apaixonados curtindo o friozinho constante (ainda mais no inverno) e as muitas flores, espalhadas lindamente pelas ruas.

  Se você deseja fazer de Gramado o palco da sua Lua de Mel, ou de uma viagem romântica, trouxemos muitas dicas para o melhor da cidade ser aproveitado. Começaremos com os pontos turísticos, que não ficam só em Gramado – as cidades vizinhas, como Canela e Bento Gonçalves também são um show à parte.

  Na cidade gaúcha, um dos lugares mais visitados é o famoso Lago Negro. O nome veio por conta das árvores que rodeiam o lago de água verde-escura e foram trazidas diretamente da Floresta Negra, na Alemanha. No verão, o lugar fica cheio hortênsias, enquanto no inverno, as cores predominantes são as das azaleias. O Lago Negro é ideal para uma caminhada a dois, ou andar de pedalinho, todos em forma de cisne.



  Palco de um dos maiores festivais de cinema do Brasil, o Palácio dos Festivais, ou Cine Embaixador, abriga o Festival de Cinema de Gramado  em agosto. Fora da época da premiação, o cinema mantem em cartaz alguns  filmes, preferencialmente nacionais, para o público da cidade. Na  frente do lugar, fica uma estátua do Kikito, estatueta entregue aos vencedores do festival.

  Bem no centro da cidade está a Praça Major Nicoletti, inaugurada em 1936. Bem tranquila, iluminada e agradável, a praça fica ao lado da Rua Coberta, grande centro gastronômico de Gramado. Quando o cansaço de andar pela cidade bater, este é um ótimo lugar para descansar.

  Já em Canela, o Parque do Caracol é  parada obrigatória para quem adora natureza. Além de uma grande área  verde própria para trilha, também é possível subir em um teleférico para  admirar a Cascata do Caracol e o canyon em que ela  está. Como o passeio pode ser longo, existem vários quiosques ao longo  do parque e outras pequenas atrações, como uma vila de imigrantes  inspirada em tradições italianas e alemães.




Alex Soares | Videomaker